Já faz um bom tempo em que minha realidade mudou por completo, e eu nunca tive que lidar diretamente com a saudade, sempre falo que minhas saudades são dividas em elementos, parcelas e pinceladas.
Não posso ter saudade da minha Terra visto que minha Terra é o Mundo, e onde quer que eu esteja eu procuro meu lugar, e o encontro.
E nessa coisa de entender a saudade e até de me entender, meus pensamentos voltam a Colombia, nos versos de um Vellanato que diz:
MINHA CAMA SERÁ DE PLANTAS
MEU TETO SERÁ DE ESTRELAS,
MINHA CASA QUALQUER CAMINHO,
MINHA PATRIA TODA A TERRA.
Já são quase oito meses que eu estou na Alemanha, e o tempo não para, era como se fosse ontem Duas sensações diferentes quando o avião pousou em Frankfurt, depois outro pouso em Hamburgo, e eu entrei no trem que logo me levava a Schwerin. O sentimento de estar em casa foi logo sentido quando o portão do Aeroporto abriu e o Marcone estava lá. Chegamos na Alemanha para abrir portas, isso não me cabe duvida.
Mas nesse momento eu vi que a vida mudou e que o Brasil ficou pra trás, já não era mais o meu lar, o meu novo lar começava naquela noite de verão de Hamburgo, desde a primeira vez que eu vi essa cidade, foi amor a primeira vista. A cidade tem meu coração, carinho e o maior amor que eu construí aqui nesse País.
Mas se passaram mais de 7 meses que vão se transformar em 7 anos, e aqui quero deixar pegadas, traços e legados. O tempo e a saudade são inerentes, eu só quero construir o meu hoje, e procurar ter a coinsciencia que na vida existem sempre DOIS DIAS no ano que nada pode ser feito, um se chama ONTEM e o outro se chama AMANHA, por tanto HOJE é o dia perfeito para amar, acreditar, fazer alguma coisa, e acima de tudo, VIVER!
Vivendo todo dia e de forma a completar tarefas que existem, tarefas que vão te levar a alguma coisa, não dá muito tempo para a saudade, mas ela insiste em ficar.
Entusiasmo é o motor que faz a gente superar a angustia do tempo, que é implacavel, que não volta, mas nos ensina muito.
Interessante é usar a saudade para inspirar a sua vida e seguir em frente.
Mas eu gosto mesmo é de viver o meu hoje, e esse hoje é tempo de entusiasmo e de coragem em que todo desafio é mais um convite a luta que a gente enfrenta com toda o desejo (energia vinda do ar, energia vinda do amor, a energia vinda do simples fato de estar vivo) de tentar algo novo, de novo e de novo, quantas vezes for preciso.
Espero com essas palavras ter inspirado e poder esclarecer o que é a saudade pra mim, e o que essa saudade representa.
Rafael Torres Lopes
Guia de Turismo - Construtor de Sonhos.
Um pouquinho de mim, né??? Me chamo Rafael, hoje resido na Alemanha, Terra Linda que me acolheu com o calor que muita gente pensa não existir.
Sou do Turismo, Guia Nacional e Internacional, condutor de tours em todo Brasil, America do Sul e Europa, autor de roteiros do jeito que você gosta, e um amante inveterado de um bom papo e de História.
Foi produzido e nascido no Rio, crescido em Niteroi e amadurecido no Rio. Um FLUMIOCA assim por dizer.
Casado com um ilustre e brilhante Maranhense, Marcone Lima que deu ainda mais cores na minha vida e de mãos sempre dadas vivemos mais de 14 anos juntos.
Mas sou basicamente um Brasileiro de Raiz, que vê o Brasil como igual de norte a a sul, que se orgulha de ter em mim e no meu âmago as raizes das tres raças que fazem o meu Brasil, ou ter várias raças dentro de mim me fazendo ser uma verdadeira SALADA RACIAL. Coisas de Espanha, coisa de Africa, e uma alma indigena que me inspira e me dá tantos ensinamentos. Ser Brasileiro é assim pra mim...Natureza, Ancestralidade e Amor. O Amor me move.
JUSTIÇA SEMPRE, IGUALDADE SEMPRE E RESPEITO SEMPRE!
No comments:
Post a Comment