Me empenho como sempre em encontrar a palavra certa que cochila nos meus pensamentos não sei bem em que lugar, e isso acontece quando estou diante da vida que vai mudando em velocidade destemperada, e que já não tem freio...E onde eu fui parar, onde esse destino audaz me levou.
----- Oi Alemanha, como voce está??? ------Sim sou eu...aquele que pensava que iria ter os moinhos de Andalucia no quintal, estou nas varandas da cidade mais pujante em terras hanseáticas. Logo eu saido do verde mar carioca, das ondas de Ipanema, das historias de Niteroi, para estar encontrando o sentido da vido em pleno Alster.
Aqui o apelido da cidade faz muito sentido: TUR ZUR WELT
O que não é de se estranhar com um porto de mais de mil anos...A cidade é vibrante, simplesmente não dorme, em todos os cantos da cidade voce vê gente boa humorada e orgulhosa de seu Rio (Elba) que se confunde com o mar.
Comida do Sri Lanka em Plena Hamburgo |
Sobreviveu os horrores da Guerra, e desde então se reinventou com seus largos espaços, com suas ruas altamente transadas, é o que a gente espera de uma metrópole onde todos tem a liberdade de ser e de estar.
Speicherstadt |
No da St.Pauli, ali no "baixo Reeperbahn" com todo agito, que lembra um pouco o murmurinho de Las Vegas de noite, muitos barzinhos, muitas boates, é uma noite frenética, e aos domingos depois de uma boa noitada a gente vê que a diversão não para, o Fischmarkt um enorme espaço onde se pode comer, dançar, e comprar peixes vindo de todo Baltico, é o lugar perfeito onde todas as bandas se encontram, balada, musica ao vivo, comida incrivel e barata, uma atmosfera que faz voce vê que Hamburgo curte a boite e só quer que voce se divirta. E nesse lugar que a gente se convence que Hamburgo é uma das cidades que não dormem!
Claro, é sempre muito legal ver os barcos no BinnenAlster, um lago lindo, sereno que rodeia toda a cidade principalmente na elegantissima Jugenfernstieg, uma das avenidas mais elegantes da cidade com suas lojas supe exclusivas, com acesso a linda galeria Europa e pertinho dos shopping e zona comercial do Neuer Wall e Große Bleichen. A cidade acontece aqui, gente bonita e bem descolada de todos os lugares do Mundo.
Poucos sabem mas a Jungerfernstieg (stieg vem de caminhar então a gente tem que bater muita perna alí) foi a primeira rua asfaltada de toda a Alemanha, e eu estou falando de 1838. Com a fama de cidade de intenso comercio desde muitos séculos Hamburgo foi ficando cada vez mais cospomopolita, e assim os edificios e toda a rua ganharam toques de sofisticação, e os passeios a margem do Lago eram mais e mais populares até hoje, e essas caminhadas fazem com que a gente aprecie a arquiterura das cidades, as calçadas arborizadas, a brisa do ar fresco vindo do lago e encontramos edificios de várias épocas e estilos arquitetonicos unicos. Uma vez na cidade, o que a gente tem que ter na cabeça que Hamburgo foi feita para caminhar e andando assim meio que sem destino voce descobre a cidade perfeita. De dia com a cidade frenética e bem organizada, mas pare respire e sempre tenha unas pães na mochila para se divertir com as gaivotas, em pleno ar elas gostas de tirar o pão da tua mão, se não fosse a mão ficar podre com o cheiro de peixe, eu teria alguns pedaços de peixe guardados comigo, que pra uma gaivota decente um bom peixinho é melhor do que um mediocre pedaço de pão.
A noitinha caindo, na beira do lago a gente encontra com barcos ancorados que hoje são elegantes restaurantes que a gente pode curtir um bom papo admirando o quando a cidade é linda de noite, muitas luzes, e os reflexos na agua nos dá uma sensação bem gostosa e romantica, fortemente recomendo o barco Alterschiff Galatea, na Ballindamm 14 A, que apesar da Rainha da Inglaterra ter comido alí, não significa que ele seja caro, mas vale muito a pena comer ali algo bem light com um bom vinho com a pessoa que voce ama. E quando terminar o jantar andar pela beira do lago até a reclusa do Rio Alster, e ter a linda praça da Prefeitura do iluminada.
Como eu tinha falado, é tudo muito acessivel, e caminhando se chega a Rathaus, um espaço que também é conhecida como Rathausmarkt, edificio que também foi a Bolsa de Negocios da cidade e esse belo edificio foi erguido em 1897, são mais de 600 salas, entre elas tem um afresco incrivel no Kaisersaal que é aberta a visitação; com suas devidas caracteristicas a Praça da Prefeitura foi projetada para lembrar a Praça de São Marcos em Veneza, o que lembra pela presença dos canais e do lago, alias vale a pena lembrar que Hamburgo tem mais pontes que Veneza e Amsterdam em seus canais. E ja que voce está aí, tanto de noite quanto de dia logo ali está a Möcklenbergstraße que é a rua principal do comercio na cidade que passa pela belissima Igreja de São Pedro construidas com o tijulo tipico da região que são os "brick hansa"; nessa mesma rua também se chega a estação principal de trem, a Hamburg Hauptbahnhof. O pessoal de Hamburgo se orgulha em dizer que o predio tem mais salas do que o Palacio de Buckinham em Londres. Bem ao lado, é sempre bom dar um passeio na Jungerfernstieg pra ver as lojas, andar pela rua, ver o lago Alster, e quem sabe até pegar um barquinho, tem umas estações de passeio por ali!
Muitos cariocas vão discordar, mas eu sempre falo que Hamburgo tem um jeitinho de Rio, talvez o povo alternativo, essa cidade que vive em função de seu Porto recebendo pessoas do mundo todo, toda uma salada de uma cidade indenpendente Hanseatica, mas tem um lugar em que Hamburgo mostra com todo o seu charme e requinte, um jeito "Santa Teresa" de ser; e inspirados no escadario de Lisboa com suas sacadas que mostram o Elba correndo tranquilo la embaixo, não é turistisco, o que alimenta ainda mais nossa foma de conhecer quando viajamos pela Europa, enfim é um lugar boemio, residencial e cheio de personalidade, BLANKENESE.
Escada em alemão é Treppe, e literalmente é o bairro das escadas, é só seguir as placas e quando voce ler: Treppenviertel, prepara as canelas até voce chegar no topo do morro em Süllberg, alem de voce ver os mais variados estilos arquitetônicos de casas de sonho, as paisagens do Elba são fascinantes, a maré estando baixa voce pode observar esqueletos de barcos afundandos na praia de Falkensteiner. Não sei se meus conhecimentos na lingua germânica são tão profundos ao associar Blanken ao fato das casas serem em sua maioria brancas, o que tambem remete a um "tom mediterraneo" na coisa. O lugar vale sempre a pena uma visita ou até se hospedar, fica na região de Gross Flottbeck, facil de chegar, depois de muitas fotos lá na Rathaus (Prefeitura) tem a estação de Jungfernstieg e em 24 minutos mais ou menos voce já está andando na rua do Rio, e vai encontrar uns restaurantezinhos bem descolados, cafés, uma oportunidade, varias pousadinhas, ainda mais pra quem conhece Hamburgo seria uma ótima oportunidade pra se hospedar. Hamburgo é muito bem servida de trem e metro, e são rapidos.
Tem o caminho da praia com areia bem macia, então quem tiver com roupa de banho, vale a pena um mergulho no Rio Elba! :)
Vai ter uma hora que nesse "Rio de Janeiro Alemão" a tua barriga vai "sambar", e pelas escadas tanto na "cidade baixa" na orla do Rio (Strandweg) como na "cidade alta" a caminho de Süllberg tem opções que sao verdadeiros tesouros, lá em cima pra aproveitar todo o "visú" em o Cafégarten Schuldt, (Süllberterrasse 30) discreto, delicioso, pequininho e muito verde em volta, ali é pra beliscar e se perder em varios doces bem germânicos, lá em baixo se voce já chegar com fome fica dificil de escolher pois tem lugares que passeiam o mundo com sua alta gastronomia em um lugar tão pequeno como Blakenese, mas tudo bem, já que estamos na Alemanha vamos comer comida alemã, embora tem o espanhol Tapas Filon com excelente tapas e pescados e o majestuoso italiano L"Ancora com uma lasanha estilo "Tia Mocinha" (é uma tinha que eu tenho que está nas minhas TOP lasanhas, mas ela já parou de fazer, mas serve de parâmetro. Mas cozinha alemã com estilo está sem duvida no Fischclub em frente ao Elba na Strandweg 22587.
Dá pra ficar mas ninguem melhor do que o povo que mora lá para dar dicas importantes, mas fico de pesquisar mais lugares, e ponho aqui a melhor dica.
A entrada regular custa 14 EUROS, tem desconto para estudantes e a entrada sai a 8 EUROS, mas eles limitam a idade até 29 anos. Mas lê bem o que eu estou escrevendo, esses 14 euros valem cada centavo!
Um passeio delicioso e marcante pela História de Hamburgo e embarcando numa aventura que parece não ter fim, são momentos em que voce vai aprender parte dos 600 anos de historia recente da cidade de forma bem assustadora, hahaha :) Eu estou falando do HAMBURGO DUNGEONS, bem no coração do bairro dos Armazens, o Speicherstadt, patrimonio mundia da UNESCO. O Dungeons com certeza vai fazer voce mergulhar nos fatos históricos da cidade mais sombrios. E com muitos gritos e gargalhadas!
Bem, não é bem spoiler, mas deixa eu te contar o que voce vai aprender. Tudo sobre as camaras de tortura da época das invasões napoleônicas, voce vai fazer parte do grande incendio de Hamburgo do ano de 1842, vai ainda mais longe no tempo, no ano de 1664 quando a peste atingiu a cidade; vai passar por calabouços e um labinrinto de espelhos, e ainda vai conhecer um pirata que aterrorizou o Baltico e o Mar do Norte, o lendário Klaus Stürtebecker que foi decisivo na batalha entre a Dinamarca e a Suécia (grande parte do Estado onde Hamburgo se encontra um dia foi dinarmaques); tambem voce vai ter a sensação de que foi parte da Sturmflut (a grande enchente de 1717, e tambem pode aprender (participando) sobre a colera que devastou um terço de Hamburgo em 1892.
Eu vou me informar com detalhe se podemos comprar um ticket de um dia, porque pelo que me parece o Dungeons tem em algumas cidades europeias como Londres Edimburgo, Amsterdam e em Berlin tambem, por isso eles vendem um ticket que dura um ano e pra gente que visita pouco a cidade, pode ser muito caro, por isso eu vou ficar devendo essa informação a voces.
Mas esse grande centro de diversões que faz voce gostar de historia mais ainda é o Kerhwieder 2.
Hamburgo te surpreende em cada detalhe, eu adoro o jeito de Hamburgo, e vida em Hamburgo é leve e humana, bem aqui tem o bairro do pecado que é a Reeperbahn que alias bem perto dali 4 rapazes ingleses davam ganjas em varios bares e resolveram se chamar Beatles, é uma cidade que cada navio que entra recebe as boas vindas tocando o hino do pais de origem das embarcações; a cidade tem uma madrinha, Hammonia que substituiu a Virgem Maria depois da reforma protestante do século 18, e ela representa a figura feminina muito atuante na cidade, lembrando que foram sempre as mulheres fundamentais na reconstruções de várias cidades alemãs; é uma cidade que tem uma profissão muito disputada, a de Pai dos Cisnes (Schwanvater) que cuida dos mais de 100 cisnes da cidade que nos divertem no lago Alster, o pai dos cisnes recolhe os bichinhos para um lago maior no inverno, o Eppendorfer; a quando vem o calor, eles abrem a primavera sendo todos levados ao Alster, lago lindissimo que margea os mais elegantes bairros da cidade.
Muito pra fazer, e uma infinidade de atrações para aproveitar esse lugar unico. Hamburgo me divide quando eu tenho que responder qual que eu prefiro, rivalizando com Berlin, outra cidade que eu amo, bem são as duas maiores cidades de Alemanha.
Numa visita ao País, eu fortemente aconselho a começar por essas duas, e depois a Alemanha pode encantar voce com as outras cidades, e inumeras regiões, ricas em cultura, muita historia e tambem muita natureza.
Rafael Torres Lopes
Guia de Turismo e Planejador de Roteiros na Alemanha
No comments:
Post a Comment